ZIZEK E O GUIA DA IDEOLOGIA DO ÓDIO


Se nascemos numa sociedade que nos ensina certos valores morais - justiça, igualdade, veracidade, generosidade, coragem, amizade, direito à felicidade - e, no entanto, impede a concretização deles porque está organizada e estruturada de modo a impedi-los, o reconhecimento da contradição entre o ideal e a realidade é o primeiro momento da liberdade e do viver. O segundo momento é a busca das brechas pelas quais possa passar o possível, isto é, uma outra sociedade que concretize no real aquilo que a nossa propõe no ideal.







E lembrando as palavras de Zizek: "... existe uma forma ideológica mais complexa, característica da sociedade contemporânea: o cinismo. A ideologia existe quando os sujeitos atuam sem saber o que fazem (era o pressuposto de Marx). Na sociedade contemporânea, os sujeitos sabem o que fazem (e sabem que isso é ruim), mas fazem assim mesmo. O cinismo como ideologia exige certo distanciamento. Este é explicado em termos de relação entre o Real e o Simbólico".


Referência:


Por Livio Maynard, que escreveu: "Este vídeo tem como objetivo apenas expor uma visão sobre os acontecimentos que rodearam as eleições de 2014 no Brasil e que poderiam ser classificados como "discurso de ódio", tomando emprestado a explicação do filósofo Slavoj Žižek sobre ideologia para explicar o mecanismo que transforma o pensamento coletivo".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTÁRIO: A SERVIDÃO MODERNA

COMENTÁRIO AO FILME: PRIVATIZAÇÕES - A DISTOPIA DO CAPITAL, DE SILVIO TENDLER.

Resenha do Livro de José Saramago – Todos os Nomes.