A QUESTÃO DO DIREITO EM MARX


A sugestão de leitura do livro de Bilharinho vem a calhar no momento em que se passa por uma crise e se buscam saídas dessa crise. É verdade que cada sugestão de saída correspondente a uma visão social de mundo. Mas isso não é problema, se de modo direto e honesto revelamos o pressuposto ideológico subjacente contida na proposta de saída da crise. Ou seja, é válida sempre que se seja honesto ao admitir os pressupostos que lhe orientam e lhe posicionam enquanto observadores subjetivos.
Disponibilizado pelo Blog/Site MARXISMO 21

Assim, tem-se no cotidiano soluções de correntes majoritárias que apelam para um "beco sem saída". É o fim da aspiração da civilização e do progresso, estar-se condenado a autodestruição. O momento de negação desta filosofia chega ao ponto de aniquilar a própria saída: é o nada, o ceticismo, a cristalização do devir histórico... Aliás, existiria também uma "esquerda pós-moderna"? Que admitiria exclusivamente o "acontecimento", as "micropolíticas do cotidiano", como únicas manifestações do homem num mundo que teria renunciado a sua ambição de alcançar a totalidade, de "mudar o mundo", visões estas, segundo os pós-modernos, próprias da modernidade já esgotada.
A visão expressa no livro não são receitas prontas e acabadas. Inexiste fórmula mágica. A partir da leitura, apenas sob o espaço do direito, a saída é difícil, porque não se contenta com a situação de carência do presente, nem aceita renunciar à utopia concreta. Nesta visão que nos posicionamos, aceitando o desconforto de, em determinado momento histórico, ter que ficar fora das modas acadêmicas e status popular. Entendemos necessário que o intelectual, que se pretenda crítico e engajado, saia da "caverna" e comece a enxergar a realidade e os problemas do seu tempo sob a luz do sol, entre os outros mortais. Para isto, nutrindo-nos também da experiência da nossa prática concreta, devemos elaborar uma teoria que faça dela uma práxis consciente e, ao mesmo tempo, conscientizadora. Daí o porquê da sugestão de leitura e estudo do livro.
Para acessar o livro: A Questão do Direito em Marx, Márcio Bilharinho Naves
Site e Blog Marxismo21
http://libgen.io/book/index.php?md5=9b716705a454500d5e412541b29a29c9
Para baixar o livro, clique no link acima, depois na imagem no canto superior esquerdo e, finalmente, em GET

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTÁRIO: A SERVIDÃO MODERNA

COMENTÁRIO AO FILME: PRIVATIZAÇÕES - A DISTOPIA DO CAPITAL, DE SILVIO TENDLER.

Resenha do Livro de José Saramago – Todos os Nomes.