Postagens

SOBRE O IMPEDIMENTO DE DILMA, PERGUNTAS BÁSICAS:

Imagem
1. Qual a chance real do atual governo mudar sua política econômica, atendendo às demandas dos movimentos populares, uma vez que tudo indica que precisará desses movimentos? Considerar a plataforma eleitoral de 2014 para a reeleição de Dilma e a sua prática desde o resultado das eleições no ano passado. 2. A disputa será exclusivamente partidária - eleitoreira, transformando-se em um fla x flu? 3. A identificação do “inimigo número 1” da pauta reacionária e retrógrada, via personificação em Eduardo Cunha, fará a união das esquerdas ou de setores mais progressistas? Se a resposta for “sim”, pode-se considerar que tal união conjuntural abre reais chances de um aprendizado político? E mais, de reconquista da hegemonia política na sociedade para as esquerdas e setores progressistas? 4. Haverá um ganho de consciência política decorrente do processo do impedimento da Dilma, ou será mantida a superficial e o falso moralismo: não roubarás!* (*) por ser requisito muito ló

A DÍVIDA GREGA E A TROIKA

Imagem
RESUMO: trata-se da livre tradução do resumo executivo do relatório preliminar do Comitê da Verdade sobre a Dívida Grega. Este documento mostra como a dívida grega é ilegal, ilegítima e odiosa. Todo o relatório pode ser acessado  Clique Aqui  

DISCUSSÃO SOBRE O LIVRO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, DE PAULO FREIRE

Imagem
 O educador Paulo Freire mostra como a educação no Brasil produz um fetiche social, reproduzindo a desigualdade, a marginalização e a miséria. A  tese fundamental de Paulo Freire, no livro "A pedagogia da autonomia", é que o educador deve enveredar-se para uma transformação no contexto social de dominação que se dá através do processo de educar.

A COMPLETA AUSÊNCIA DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NA PROPOSTA DE REFORMA POLÍTICA INDICA MUITO MAIS DO QUE A ILUSÃO NO SUFRÁGIO E NO MODELO ELEITORAL COMO LEGITIMAÇÃO DA DEMOCRACIA E DO EXERCÍCIO DO PODER; INDICA COMO OS PARTIDOS E POLÍTICOS NO BRASIL SÃO RETRÓGRADOS.

Imagem
RESUMO: Constata-se que a proposta de reforma política, em debate na Câmara dos Deputados e no Senado, nada diz sobre os mecanismos de contribuição efetiva da população nas decisões políticas e administrativas e de opinião popular. E isso mostra o quanto é reacionária a classe política brasileira, uma vez que a “moderna democracia liberal” fala que a cidadania não mais se satisfaz com o mero papel de eleitor, requer mecanismos de participação pelo viés do controle e do contínuo acompanhamento, que são chamados de participação popular – onde supostamente se permitiria falar em democracia participativa. Nem isso!   Pontos da Proposta de Reforma Política Acordada pelo Colegiado de Líderes da Câmara dos Deputados

O MASSACRE DOS PROFESSORES NO PARANÁ

Para além da imediata mudança na previdência dos professores, em plano mais amplo, o que se pretende é a redefinição do papel da escola: torná-la nada mais do que o instrumento de uma ideologia  destinada a modificar os valores, as atitudes e os comportamentos das pessoas a favor do individualismo, da cultura do consumo, favorável ao mercado.