SAÍMOS DAS ELEIÇÕES DE 2018 MAIS HUMANOS. NOS CONSTRUÍMOS MAIS LIBERTOS.

Aos filhos.

Perdemos as eleições? Sim. Mas sabe o que agora penso que é importante? O encontro das pessoas que encheram as ruas de alegria e coragem na defesa de valores humanos. Pessoas que acreditam que resolução de problemas se faz em coletivo e compartilhamento, não se faz por meio da brutalidade e da intolerância. Nós nos unimos buscando formar a maioria e avançar em nossa democracia. E essa democracia que nos levou para as ruas não é palavra vã e abstrata, mas a concreta que a maioria formada decide respeitando as minorias e assegurando direitos e distribuição de renda. E isso nos faz vencedores, porque temos a certeza de que fizemos o certo e continuaremos.



Considerando que os indivíduos só se subjetivam na história efetiva – porque encontramos nela as condições, formas e modos de se construir como sujeitos, também é importante termos, agora na derrota, a possibilidade de fazermos uma reflexão e de melhor compreendermos as relações de poder e forças com suas formas e modos de atuação, afinal não fomos covardes, nulos, ausentes, falsos, hipócritas, vendidos, ou sequer nos afundamos no egoísmo, ou pregamos ódio; ou exaltamos a intolerância, a burrice e a mentira. Sentimo-nos livres para ilustrar o seguinte: se lutamos pelos valores humanos, fizemos isso porque, de fato, essa luta é importante para cada um, para a subjetividade. O que temos é cada um de nós percorrendo os caminhos da liberdade. Uma vez que a liberdade não é um fim em si mesma como conceito abstrato, podemos ver a sua construção em meio a existência, às suas lutas e resistências, considerando que existir é resistir, resistir é construir e o constituído nesse processo, nesse caminho, é a liberdade.

Lembro de que li em algum momento nos bancos das escolas, e busco aqui do fichamento sem a devida referência anotada, de que a liberdade é a capacidade para darmos um sentido novo ao que parecia fatalidade, transformando a situação de fato numa realidade nova, criada por nossa ação. Essa força transformadora, que torna real o que era somente possível e que se achava apenas latente como possibilidade, é o que faz surgir uma obra de arte, uma obra de pensamento, uma ação heróica, um movimento anti-racista, uma luta contra a discriminação sexual ou de classe social, uma resistência à tirania e a vitória contra ela. Assim, a liberdade não se encontra na ilusão do “posso tudo”, nem no conformismo do “nada posso”; sequer dada pelo Estado e governante protofascista. Encontra-se na disposição para interpretar e decifrar os vetores do campo presente como possibilidades objetivas, isto é, como abertura de novas direções e novos sentidos a partir do que está dado: saímos das eleições mais humanos e nos construímos mais libertos.  



   








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTÁRIO: A SERVIDÃO MODERNA

COMENTÁRIO AO FILME: PRIVATIZAÇÕES - A DISTOPIA DO CAPITAL, DE SILVIO TENDLER.